Sobre a empresa a-empresa-titulo

A Rajão & Athayde Tradutores/Translators® nasceu do princípio de que a boa tradução é aquela que não se parece nem de longe com um texto traduzido; ou seja, é quando se consegue transpor toda a carga cultural do idioma fonte para o idioma alvo, obviamente, desde que não constatada nenhuma transgressão das normas ou do uso corrente e consagrado da Língua e desde que respeitadas as preferências linguísticas de cada leitor. É aquele texto que, ao ser lido, seu conteúdo é claro e flui com naturalidade.

Quando ainda usuária desse serviço, há mais de 20 anos, Dhalia Rajão, na rotina da revisão de textos técnicos e jurídicos, notava que em alguns a leitura fluía, era agradável e que, em outros, ficavam claros erros na concretização dos objetivos do autor. Aos poucos foi, então, percebendo que determinadas traduções eram meras reproduções do original, sem nenhum comprometimento com o teor do documento em si, a literalidade era tão elevada que tornava o texto quase que incompreensível. Outros, por sua vez, captavam a ideia do autor e a transpunham para a Língua Portuguesa, proporcionando, assim, uma ampla e aberta percepção do seu conteúdo.

Somando-se à atividade que exercera na maior empresa de PI do Brasil, 13 anos de experiência na segunda maior firma de Propriedade Industrial, o curso de Letras, 10 cursos de tradução concluídos no Brasil e no Reino Unido, a leitura de bons livros, viagens, palestras, seminários, muitas horas de pesquisa acumuladas durante todo este tempo, a paixão pelas Letras, enfim, um conhecimento vasto deste mercado, o resultado foi a percepção sobre a necessidade de constituir uma empresa de tradução especializada, que conseguisse oferecer qualidade e pontualidade, com foco na exatidão dos termos utilizados.

Em 1995, ao se desligar da empresa em que trabalhara por tantos anos, iniciou sua carreira de autônoma. Trabalhou em vários projetos grandes com prazos curtos, liderando grupos de trabalho virtuais e organizando equipes em diferentes áreas geográficas.

Começa então uma nova etapa, a constituição da empresa.